Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: CAPITÁN TRUENO, EL

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

CAPITÁN TRUENO, EL


El Capitan Trueno

☆☆☆☆
Tipo:Jogo
Ano:1989
Gênero:Arcade Adventure,Plataforma
Produtora:Dinamic
Formato:.DSK
Observações:--
CLIQUE AQUI!
El Capitán Trueno é um arcade adventure lançado para MSX pela Dinamic em 1989.

É inspirado na HQ de um famoso quadrinho espanhol, o Capitão Trueno.
Pra nós é desconhecido pois não faz parte da nossa cultura, porém, já foi lançado até mesmo o filme do Capitão Trueno (em 2011). Foi um quadrinho de muito sucesso na Espanha na década de 1960 e , décadas depois, foi transformado nesse jogo que foi lançado para basicamente todos os computadores da época (incluindo aí o PC).

Foi o último lançamento da Dinamic para computadores de 8 bits.

É um jogo muito bom com a dificuldade bem acima da média. No jogo alternas entre três personagens: O Capitão Trueno - que é melhor ao manejar a espada e as facas , portanto melhor no combate com os inimigos - Crispin - que é melhor em saltos à distância e para agarrar nas cordas que levam para o nível superior/inferior dos estágios e Goliath - melhor para derrubar paredes e eliminar vários adversários numa tacada só.

Como já foi dito, o jogo tem uma dificuldade acima da média, essa geração "gamer" bundona de hoje em dia não aguentaria sequer passar pela primeira parte do jogo.
Sim, o jogo - como era costume da maioria dos jogos da Dinamic na época - é dividido em duas cargas. Vencendo a primeira parte do jogo você recebe uma senha para acessar à segunda parte.

A primeira parte é um arcade adventure de exploração por telas onde deves invadir um castelo, derrotar os inimigos e alcançar a saída acessando assim o final da primeira parte.Durante o caminho vais alternando entre os três personagens para avançar. Enquanto avanças tem que resolver alguns puzzles e enfrentar diversos inimigos bizarros, entre eles, poderia citar os insetos e ratazanas gigantes que lhe atacam. Ainda antes de terminar a primeira parte, enfrentas um chefão bizarro biforme, com o corpo de um touro e cabeça de dragão.

A segunda parte (e mais difícil) é dividida em vários segmentos - dessa vez com scroll horizontal - por telas nos quais deve vencer inimigos pulando sobre plataformas e cordas sem cair num rio letal que corta a parte inferior da tela. Depois de passar por mais alguns segmentos semelhantes, o personagem se vê em uma caverna cheia de morcegos e outras bizarrices atirando em sua direção, depois volta às plataformas de céu aberto onde enfrenta outros inimigos inusitados como gorilas e etc...

Os gráficos estão na média e a jogabilidade não é das melhores embora você possa configurar o teclado a seu gosto no menu inicial do jogo. Ainda assim, a jogabilidade é menos truncada do que em outros títulos da mesma empresa como Dustin e Freddy Hardest. Como os inimigos sempre voltam de uma tela para outra, a forma de recuperar a energia é juntando $3000,00 para comprar a poção de energia. Você ganha moedas sempre que destrói um adversário. Juntando várias consegue o dinheiro necessário para repor sua energia.

Encerrando: É um belo jogo, mas não vi nada de 'superprodução da Dinamic' como li noCEZ. Existem obras da própria Dinamic de maior envergadura e importância. Em certos trechos o jogo ainda chegou a me lembrar um jogo tardio da própria empresa, lançado anos depois para o Mega Drive, o tal Draxos (a.k.a Risky Woods). Outra coisa a se levar em consideração é que essa versão é um port da versão Spectrum e eu nunca vi um jogo com um colorcrash tão evidente como no caso dessa conversão!!!
Mesmo que haja uma opção de "No color" no menu do jogo, o que ajuda bastante a atenuar esse problema , considerei esse item como algo relevante na hora de avaliar o jogo.De qualquer forma, vale o download.

Comentar


Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *