Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: HISTÓRIA (Pág.5)

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

HISTÓRIA (Pág.5)


Retornar ao índice
MSX E OS EMULADORES



fMSX


O primeiro emulador de MSX surgiu no ano de 1994 para PC.
Originário da Holanda, emulava o MSX 1 e era cheio de bugs e defeitos.
Os aplicativos e jogos emulavam de forma extremamente vagarosa.
Marat Fayzullin, faz então um novo emulador de MSX em C.Decide chamá-lo de free MSX, (depois, mais conhecido como fMSX)sua intenção como o nome revela era ser totalmente freeware diferente do primeiro que era vendido.Torna-se o mais completo de todos e o mais portável.Vieram então as versões para MS-DOS, Windows, Linux ,Mac/OS, Amiga, etc...




OpenMSX

OpenMSX


OpenMSX é um emulador projetado pra emular o sistema MSX.
Sua meta é emular todos os aspectos do micro com 100% de perfeição.
É um emulador criado, como o nome sugere, em código aberto, um software aberto de acordo com o Debian Free Software Guidelines disponível sob a licença pública da GNU.

Por questões de copyright o emulador não pode ser distribuído com a imagem da rom original da BIOS.OpenMSX inclui a C-BIOS uma implementação mínima da bios do MSX.Permitindo jogar muitos jogos sem a necessidade de ter a imagem da rom original da BIOS do MSX.Você também pode usar a sua própria imagem da rom da BIOS se preferir.

OpenMSX usa um modo de emulação distinta para se aproximar ao máximo da máquina real. Está disponível para diversas plataformas, incluindo POSIX, e o sistema Operacional Windows, emulando assim grande parte do hardware, incluindo:

-MSX Turbo-R
-Moonsound
-Controlador IDE da Sunrise
-GFX9000

As características notáveis incluem:

-Debugging
-Suporte ao script Tcl
-Chat Finder (através do Tcl)
-Game Trainers (através do Tcl)
-Gravação de Áudio/Vídeo

O OpenMSX possui um protocolo de comunicação aberto para comunicar-se com o emulador OpenMSX. Utilizando esse protocolo de comunicação, permite escrever add-on versáteis para o OpenMSX.Projetos que fazem uso desse protocolo incluem os seguintes aplicativos:

-OpenMSX Catapult (pela equipe OpenMSX)
- openMSX Debugger (pela equipe OpenMSX)
- Plugin Control openMSX
- NekoLauncher openMSX
- openMSX Peashooter
- openMSX Control Plugin para o Gedit

Atualmente, Catapult está sendo desenvolvido usando Phyton e o toolkit Qt.
O debugger do OpenMSX também está sendo desenvolvido escrito em C++ e tb usando o toolkit Qt.

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/OpenMSX - traduzido por Guitado



BrMSX

BrMSX é um emulador de MSX para DOS, desenvolvido por Ricardo Bittencourt entre 1997 e 2003. Em 1997, a emulação de MSX ainda era muito precária, os emuladores que estavam disponíveis eram o fMSX e o CJS MSX.Esses emuladores não eram rápidos o suficiente para emular os softwares de MSX em comparação com a máquina real.

BrMSX tinha a meta de resolver esses problemas. Obteve êxito pois foi programado em Assembler. O BrMSX começou em Setembro de 2007 e teve lançamento ao público em novembro do mesmo ano. No entanto com o passar do tempo o interesse pelo BrMSX decaiu pois havia menos computadores usando sistemas DOS-compatíveis.Uma versão Windows chegou a ser desenvolvida, mas a última versão foi lançada em Dezembro de 2003.A versão em DOS parou de ser desenvolvida em Fevereiro de 2003.
Muitas das características que hoje são comuns à emulação de MSX foram primeiramente lançadas no BrMSX, sendo elas:

-Core Z80 totalmente compatível com ZEXALL
-Supporte a MegaRAM
-Support a sons gerados peloe PSG, PPI, e Konami SCC
-MSX2+ cross-lines animation
-Emulação do Disk drive por portas de I/O
-Montar diretórios da máquina host como Discos MSX
-ADVRAM, protótipo de hardware que nunca foi lançado comercialmente
-Debugger interativo (fudebuger)
-Jogos Multiplayer (usado um cabo serial)
-Botão de avanço rápido, para putar a introdução de jogos
-Save states
-Emulação de TV (Filtrols blur e scanlines)
-Emulação de monitor CGA verde
-Emulação dos LEDs (Caps Lock, Kana e Disk Drive



BlueMsx

blueMSX


blue MSX começou como um clone do fMSX em Setembro de 2003.
Foi lançado a primeira vez em Novembro do mesmo ano.
O único a realizar na sua época, a simulação de monitor.Essa feature apresentava ainda uma modalidade que fazia a tela do emulador parecer com um velho televisor ou monitor.

No começo, blue MSX sofreu por causa das mesmas limitações do fMSX.No entanto, os seis meses seguintes de desenvolvimento foram focados em melhorar,substituir e corrigir o código de emulação falho, assim como, redesenhar a arquitetura do software .Com uma melhor arquitetura,emulação de novos dispositivos ficou mais fácil e não foi muito antes que a maior parte dos dispositivos de áudio e tipos de ROM fossem suportados.

Em Agosto de 2004, blue MSX se tornou o primeiro emulador a suportar 'skins'.
Em Novembro de 2004, finalmente blue MSX estava 100% livre do código original do emulador fMSX.Em Novembro houve o lançamento que tornou um grande marco na história da emulação do MSX, porque trazia a emulação do Turbo-R, último MSX a ser produzido, além de emular também o videogame Colecovision e o microcomputador Spectravideo SV-328.

Desde esse grande marco em Novembro de 2004, o foco dos desenvolvedores está em melhorar a interface do usuário e o melhor desempenho da emulação, assim como estender a emulação para incluir dispositivos mais exóticos como Konami Keyboard Master, uma ROM de síntese nunca lançada.

Recentemente o emulador começou a suportar os sistemas da família SG-1000 (SG-1000,SC-3000,SF-7000) e a emulação de outros sistemas como o Master System também estão sendo analisados.

blue MSX é um emulador em código aberto que utiliza um nível de emulação único para realiza-la com o máximo de aproveito e exatidão possível.Disponível somente para o sistema operacional Windows.

blue MSX é o emulador mais recente que surgiu na cena da emulação do MSX.
Mas desde o seu primeiro lançamento em 2003, tem se tornado o emulador mais fiel e com a interface mais amigável de acordo com uma extensa comparação realizada entre emuladores pela MSX Resource Center.
Nos últimos tempos a emulação se estendeu à outras plataformas tais quais:
SVI, ColecoVision, SG-1000, SC-3000, SF-7000 e novas features são implementadas com certa frequência a cada versão nova lançada.

O emulador traz um conjunto de características únicas, assim como todas as características comuns de um emulador lançado ao público.Para o usuário comum ele oferece uma interface intuitiva para ja sair jogando e mexendo com seus aplicativos favoritos.A interface de usuário contém a configuração fácil para teclado e joystick, assim como um mixer de áudio e um painel para selecionar o monitor/qualidade da imagem e foi traduzido para 14 línguas diferentes.

O emulador também possui um poderoso debugger com suporte a vários formatos Assembly e um editor de configuração de máquinas (MSX1,2,2+,Turbo-R)de várias regiões do mundo.Várias dessas já estão disponíveis no próprio emulador e outras, podem ter as roms (BIOS) baixadas em sites de emulação na internet. Essa configuração permite ao usuário avançado configurar praticamente qualquer sistema MSX que já tenha existido.

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/BlueMSX, traduzido por Guitardo

Retornar ao índice

Página Anterior


Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *